02 Abril 2008

Evento realizado pelo Programa Ribeirão Jovem marcou o “Dia da Liberdade dos Documentos” na cidade



Evento realizado pelo Programa Ribeirão Jovem marcou o Dia da Liberdade dos Documentos na cidade




Grande público participa do I Fórum do Software Livre de Ribeirão Preto, no Teatro Municipal
O Teatro Municipal recebeu mais de 400 pessoas na noite da última quarta-feira, para participar do I Fórum do Software Livre de Ribeirão Preto. Prestigiaram o evento alunos e professores da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), Barão de Mauá, Faban (Faculdades Bandeirantes), Fafram (Faculdade Francisco Maeda, de Ituverava), dos cursos profissionalizantes da Microlins, dos cursos técnicos da Advance Plus, Coderp (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Preto), além dos profissionais da área e entusiastas do SL (Software Livre)


O evento marcou o Dia da Liberdade dos Documentos (DFD - Document Freedom Day), data instituída internacionalmente para desenvolver ações de base buscando promover Formatos de Documento Livres e Padrões Abertos em geral. O DFD é apoiado por grupos de organizações e empresas, incluindo, à Free Software Foundation Europe, ODF Alliance, OpenForum Europa, IBM, Red Hat e Sun Microsystems, Inc.

Os painéis apresentados contaram com a participação de Edson Sales Júnior, analista do Serpro (Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal); Cláudio Polegato Júnior, gerente de TI, Okubo Mercantil; Walter Aoiama Nagai, coordenador do curso de sistemas informatizados, internet e redes da Barão de Mauá; Edson Bapstista, coordenador do curso de ciências da computação do Barão de Mauá, além dos professores Marcelo Barros Almeida e Tiago Pirola.

Para o coordenador do Programa Ribeirão Jovem, e mediador dos debates, Alessandro Maraca, o evento foi muito positivo no sentido de troca de conhecimentos e contatos. Além de explanar sobre Inclusão Digital, compartilhamos informações para soluções em diversos níveis de produtos não proprietários, disse Maraca. Após a apresentação dos painéis pelos palestrantes, foi realizado um debate aberto pelos presentes.

Eventos como este são importantes por tratar inclusive do processo de geração de empregos. Empresas privadas e até mesmo concursos públicos atualmente exigem conhecimento em SL. Cada vez mais o governo e as empresas migram para estas plataformas e precisam contratar pessoas qualificadas para operar estes sistemas, garantiu Sales Júnior, analista da Serpro.

12 Março 2008

Convite - 1º Fórum do Software Livre de Ribeirão Preto

1º Fórum do Software Livre de Ribeirão Preto
26 de Março de 2008 – 19:00 hs
Teatro Municipal de Ribeirão Preto
Praça Alto do São Bento s/nº (Próximo ao Bosque Municipal)


Como participar:
Estudantes, Programadores e profissionais da área, público em geral
Inscrição gratuita. Fone: (16) 3610-6555 / 3610-1510 - Com Helder Carvalho
Programa Ribeirão Jovem – Rua Álvares Cabral, 930 - Centro - Rib. Preto.

30 Janeiro 2008

“Ribeirão Jovem Empreende” abre inscrições para Curso Gratuito de Empreendedorismo

O Programa Ribeirão Jovem abriu as inscrições para os interessados em participar do Ribeirão Jovem Empreende. As matrículas podem ser feitas gratuitamente na sede do Programa, Rua Álvares Cabral, 930, até o dia 12 de fevereiro. O próximo curso está previsto para ser realizado de 18 a 22 de fevereiro.


O Ribeirão Jovem Empreende é uma parceria do Programa Ribeirão Jovem com o Sebrae, destinado aos jovens a partir de 18 anos que estejam em busca de conhecimentos práticos e teóricos de como abrir e administrar uma micro-empresa.

Através de material apostilado, dinâmicas de grupo e apresentações audiovisuais, serão abordadas as questões fiscais e tributárias, captação de micro-créditos e elaboração de projetos e escolha de mercados.

O primeiro módulo do curso tem duração de 24 horas, e ao final os concluintes receberão certificados de conclusão expedido pela Prefeitura Municipal e Sebrae.

Para Alessandro Maraca, coordenador do Programa Ribeirão Jovem, a importância deste projeto está na empregabilidade, nosso objetivo com o Ribeirão Jovem empreende é transformar o jovem desempregado de hoje em um futuro empregador, afirmou Maraca.

Para se inscrever basta comparecer ao Ribeirão Jovem com cópia de CPF e RG, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30, com Helder Carvalho. Mais informações pelo (16) 3610-6555.

29 Janeiro 2008

III FOJURP – FÓRUM DA JUVENTUDE DE RIBEIRÃO PRETO

De 08 a 14 de MARÇO de 2008


O FOJURP (Fórum de Participação da Juventude de Ribeirão Preto), criado pela lei municipal 11.287/07, consiste na realização de reuniões trimestrais entre os jovens do município, organizações representativas da juventude como ONGs, Centros Acadêmicos e Grêmios Estudantis, com um representante da prefeitura tendo como objetivo colher propostas de políticas públicas para a juventude. Cada FOJURP dará origem a uma carta de intenções relatando as principais sugestões dos jovens. Este relatório será encaminhado a Prefeitura que realizará estudos e emitirá uma resposta a ser apresentada no próximo FOJURP.

O III FOJURP que será realizado em março de 2008 promete proporcionar novas experiências aos jovens participantes, objetivando assim fornecer informação e promover discussões que possam enriquecer o debate da plenária final do Fórum que será realizada no dia 13 de março.

Atividades do terceiro FOJURP podem ser dividas em:
1. Conferência Livre – Rodas de Discussão
Data: 08 de março
Local: A definir

2. Orientação Vocacional e Confecção de Currículos
Datas: 10 a 14 de março
Horário: 11 às 12 horas
Local: Câmara Municipal

3. Oficinas de Capacitação
Datas: 10 a 14 de março
Horário: 14 às 16h30min.
Local: CIEE

4. Ciclo de Palestras e Debates
Datas: 10 a 12 de março
Horário: 19 horas
Local: A definir

5. Plenária do III FOJURP

13 de março, às 19 horas, no Teatro Auxiliadora.

28 Janeiro 2008

Conferência Municipal de Juventude de Ribeirão Preto

C O N V I T E

Convido a todos a participar da Conferência Municipal da Juventude da Cidade de Ribeirão Preto, o qual será realizado no dia 08 de fevereiro de 2008, às 18:30 horas no Auditório da FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, à Rua Marcelo Sarti, 100.

Espero vocês lá!

21 Janeiro 2008

Estava faltando....

No dia 19 de Janeiro, aconteceu no salão nobre da Câmara Municipal de Ribeirão Preto, a fundação do MICA (Movimento Independente da Comunidade Acadêmica) municipal.
E já era tempo de acontecer algo assim, pois a evidente desorganizacão estudantil aqui em Ribeirão Preto roubou dos estudantes a capacidade de realizacão política, dando lugar a realizações pessoais mesquinhas e, mesmo quando se trata de eventos com muitas pessoas, extremamente individualistas.
A organização é o diferencial entre as sociedades. A sociedade organizada tem mais êxito em discutir e pôr em prática as suas melhores idéias.
Quando estávamos idelizando o curso de formação política, nos perguntávamos por onde começar. Isso, porque não tínhamos a menor idéia do nível de politização, ou melhor, de consciência política dos estudantes. Naquela ocasião, alguém disse que estava decepcionado com o nível dos debates. Mas como aprofundar se os estudantes, ainda que tenham algum conhecimento teórico, não tenham estruturas onde possam integrar-se à política... nem sequer dentro de sua própria universidade que é (ou deveria ser) celeiro de reflexões, idéias, transformações e sonhos?
Essa falta de integração e vivência política, nos faz acreditar no mal que não vemos. Acreditamos, por exemplo, na corrupção. Repetimos por aí que se falta postos de saúde, é por causa da corrupção. Se faltam escolas, creches e transporte, é por causa da corrupção. Mas, nós vemos a corrupção? Ou vemos apenas o resultado fétido que ela provoca? Vemos apenas a ponta do Iceberg, que é noticiado em jornais e TV’s. Como podemos combater algo que não vemos, não conhecemos? Acreditar no mal que não vemos ao invés de fazer o bem em que acreditamos. E como fazer esse bem? É preciso integrar-se para poder combater a corrupção em seu bairro, no grêmio de sua escola, nos diretórios acadêmicos de sua faculdade. Esse é o primeiro passo.
Movimentos como o MICA proporcionam esse caminho. Estimulam e dão condições aos estudantes de se tornarem cidadãos atuantes na política em sua comunidade, em sua universidade.
Já dizia Geraldo Vandré:
“Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”
O que temos feito? Nos orgulhamos com o resultado parcial de uma luta, mas desistimos de continuar lutando? Os estudantes esqueceram seus ideais?
Não perca a oportunidade de começar, porque amanhã, o começo poderá ser muito mais difícil.

08 Janeiro 2008

Convite - Fundação do MICA

Olá! Convidamos para a Fundação do MICA (Movimento Independente da Comunidade Acadêmica) em Ribeirão Preto

O MICA vem para Ribeirão com o objetivo de ser um centro de discussões sobre a situação da educação, além de ser um novo canal de diálogo entre os estudantes.

Data: 19 de Janeiro de 2008 -
Horário: 15 horas
Local: Salão Nobre da Câmara Municipal

Maiores Informações: (16) 3624-4090 / 9796-0204
Comunidade Orkut: MICA-RP Força Estudantil

Atenciosamente

Helder Carvalho

Convite - Movimento Consciência e Atitude

Convidamos a todos a participarem da Reunião Pública para o lançamento da campanha que objetiva incentivar aos jovens de 16 a 18 anos a tirar o Título de Eleitor e participarem efetivamente das eleições 2008.


Local: Câmara Municipal de Ribeirão Preto – Sala de Comissões

Data: Dia 15 de Janeiro de 2008 às 20 horas

Confirme sua presença com:

Jorge Daher (16) 9796-0204 ou Helder Carvalho (16) 3011-2454





Contamos com sua Participação

14 Março 2007

Estamos querendo derrubar avião, utilizando estilingue!

Acabo de ler uma notícia que me deixa chocado. Na cidade de Porto Ferreira/SP, próximo à Ribeirão Preto, Luís César Lanzoni (PTB) assumiu o cargo de Vereador. Nada anormal, se ele não tivesse sido preso em agosto de 2003 e condenado a 45 anos de prisão, mas com pena reduzida para dez anos, por corrupção de menores, favorecimento à prostituição e formação de quadrilha, após o escândalo de aliciamento de meninas e orgias ocorridas em festas em ranchos da cidade.
Não quero entrar no mérito da Justiça, redução de pena, benefícios, o o porquê ele está solto. Prefiro concluir que se ele pagou a pena de acordo com o que manda a lei, está quites com a justiça.
O que me choca é que na Eleição de 2004, ele foi o 3º Candidato mais votado da cidade (846 votos), porém não pode assumir por estar em uma das celas da Penitenciária de Sorocaba, de onde saiu em 11 de novembro de 2006.
Queria deixar apenas algumas perguntas para refletirmos:
1 - Como podemos não querer que chefes de quadrilhas comandem roubos e sequestros de dentro da cadeia, se elegemos vereador uma pessoa de dentro da cadeia?
2 - Eu acredito que ex presidiários tem que ter oportunidades, mas um cidadão que está preso, como pode conduzir uma campanha política, e mais... ganhar?
3 - Como pode o PTB, que até onde eu sei é um partido sério, permitir legenda a um candidato que ainda não está quites com a justiça? (porque na época da Eleição, o Vereador estava preso)
4 - Como pode acontecer isso, e ninguém fazer um protesto? Aqui em Ribeirão houve protestos contra o Bush, que nem iria passar por aqui. Onde estão essas pessoas? Porque não fazem protestos contra os desmandos aqui na região? Porque não protestam contra as pessoas frente à frente? Quantos crimes são cometidos debaixo do nosso nariz e nos mantemos omissos, utilizando nosso tempo para fazer um protesto que o alvo nem vai poder nos ver, não vai nem saber que existimos?
Para finalizar, gostaria de dizer, que vale fazer protestos , cobrar é uma solução. Porém, não adianta fixarmos um alvo grande e deixarmos os pequenos livres para cometer os variados tipos de corrupção.


Clique aqui para ler a noticia - Yahoo

13 Março 2007

Conhecer e refletir para cobrar e fiscalizar

O primeiro informativo do M.C.A, trazia na pág 03 o artigo: Estudo, trabalho e cobrança, assinado por Lívea Godoy.
Em meio à crítica ao sistema educacional brasileiro, Lívea apresenta a política educacional bem sucedida realizada no município de Apucarana/Pr. Ao final do artigo, a colunista escreve "... faz necessário que todos fiscalizem que políticas públicas sejam postas em prática e sejam feitas com seriedade"
Conhecer e refletir, cobrar e fiscalizar políticas públicas é mais que um direito, é uma responsabilidade de todos nós!
Não é por acaso que as palavras conhecer e refletir estão escritas antes de cobrar e fiscalizar. Gilberto Dimenstain escreve: "Só existe opção quando se tem informação. Ninguém pode dizer que é livre para tomar o sorvete que quiser se conhece apenas o sabor limão."; da mesma maneira ninguém poderá cobrar uma nova política pública em determinada área, se mal conhece ou entende as políticas existentes ou propostas.
Entre Cobrar e Reclamar existe uma grande diferença. Aquele que reclama da política simplesmente protesta, queixa-se ou exige algo, muitas vezes sem um objetivo, em conversa de bar. Aquele que cobra quer receber o que lhe é devido. Uma vez que pagamos impostos, nos é devido políticas públicas que atendam nossas necessidades, conforme são prometidas pelos administradores que elegemos.
Por último, fiscalizar o trabalho realizado por esse administrador, seus auxiliares e dos nossos representates. Só assim poderemos avaliar os resultados das políticas públicas realizadas e continuar confiando (ou não) em nossos políticos.
Assim como fez a colunista Lívea em seu artigo, convoco todos ao exercício de seus direitos e ao cumprimento de nossas responsabilidades políticas. Para finalizar cito Edmund Burke, político Anglo-Irlandês (1729-1797):
"Ninguém cometeu maior erro do que aquele que não fez nada só porque podia fazer muito pouco"
Bom trabalho!

09 Março 2007

Convite:

PALESTRA COM O PROF° VICENTE GOLFETO, que se realizará no dia 10 de Março de 2007, as 14 horas, no Colégio Conego Barros, Av. Francisco Junqueira, 724 - Centro, Ribeirão Preto - SP.

Após o evento será oferecido um Cofee Break com participação especial da cantora de pop rock JACK FALL.


*O evento será promovido pelo CONSCIÊNCIA E ATITUDE, um movimento de conscientização política e combate a corrupção que acredita que o aprimoramento de uma postura crítica e engajada na sociedade é o caminho para um país melhor e mais justo!

06 Março 2007



Reciclagem! Aposte nessa idéia!

09 Fevereiro 2007

Violência

Quero reservar essas linhas para falar da violência em nossas cidades. Separo como exemplo um crime de roubo de automóvel que aconteceu no Rio de Janeiro, onde um menino de 6 anos morreu por ocasião de ter sido arrastado por mais de 6 kilômetros preso ao cinto de segurança do automóvel.
O Crime comoveu o Rio de Janeiro e trouxe à tona as mais variadas emoções contra os assaltantes, revoltas contra a violência, etc. Mas... Quantos roubos existem em nossa cidade? Não estou tirando o foco da gravidade desse crime, mas quero dizer que qualquer tipo de violência, assim que se inicia, perde-se o controle.
Enquanto nós ficarmos sempre preocupados com os 'crimes hediondos', e lamentarmos dizendo que os bandidos são irrecuperáveis, são monstros e atuarmos como estátuas falantes revoltadas, absolutamente nada vai mudar. Todo crime hediondo começa com um pequeno roubo, com uma bebida em excesso, com um cigarro de maconha, com uma pedra de crack, com uma pessoa mal preparada para viver em sociedade.
A violência não é exclusividade dos dias atuais, e está impregnada na sociedade brasileira desde a colônia, passando pelo império, pela escravidão, pela ditadura. Além de nos preocuparmos com os crimes hediondos que chocam o país, deveríamos nos preocupar com os vários pequenos atos de violência e tentar entender o porquê eles acontecem. Deveria ser nossa preocupação entender o que leva aos jovens e até às crianças consumirem drogas, ou o que falta para que eles possam ter uma alternativa, uma perspectiva.
Sem essa preocupação verdadeira e a ação efetiva, sempre vamos viver chocados com os resultados da nossa própria falta de força de vontade de pensar e agir para alcançarmos uma país melhor.

29 Outubro 2006

Eleições 2006

Já acabou a eleição. Lula foi reeleito. Eu não quero comentar o resultado da eleição para não parecer partidário de um ou de outro. Apenas quero ressaltar o seguinte: Agora o LULA é o presidente! Atenção oposição: Trabalhe para o Brasil, e não contra o LULA ou COntra o PT. Atenção LULA e PT: Estamos vigiando vocês!

O único comentário que eu gostaria de fazer, é que o resultado da eleição é a vontade do povo. Quando vejo pessoas pedindo um voto consciente, acredito que tenho um certo medo. Porque existem pessoas, que dizem: Vote certo! Vote Consciente: Vote fulano de tal!
Eu não acredito nisso. Acredito, que os conscientizadores deveriam, ao invés de apontar esse ou aquele candidato, oposição ou situação, esclarecer a pessoa sobre a importância do voto no candidato que ela conhece e que ela confia, e mais que isso, procurar acompanhar o trabalho dele, não com paixão ou veneração, mas percebendo tudo o que ele faz se é ou não benéfico ao país, Estado ou cidade.

Acredito, que o Brasil está se preparando para uma grande mudança. Digo isso, que ao meu ver essa foi uma eleição onde todos perderam. O PSDB fez uma campanha baseada nos erros do PT e perdeu. O PT, perdeu aquele status de 'religião, lenda' e voltou à vida real.
Vamos ver o que vem pela frente! :D

03 Setembro 2006

Tempo de Propaganda Política

Estamos próximos à Eleição. Para não parecer partidário, vou deixar de postar durante esse tempo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?